Os efeitos da dieta cetogênica na massa muscular e gordura corporal

Tagged: , , , , , ,

Estudo de:
Jacob T Rauch, Jeremy E Silva, Ryan P Lowery, Sean A McCleary, Kevin A Shields, Jacob A Ormes, Matthew H Sharp, Steven I Weiner, John I Georges,, Jeff S Volek, Dominic P D’agostino e Jacob M Wilson

Publicado em:
Journal of the International Society of Sports Nutrition 2014 11(Suppl 1):P40
Data de publicação 1 de Dezembro de 2014

Base do estudo:

Dietas muito baixas em hidratos de carbono (cetogênicas) já demonstraram no passado ter resultados favoráveis na mudança da composição corporal (aumento da massa muscular e baixa na massa gorda) em pessoas obesas e acima do seu peso ideal. No entanto o impacto dessas dietas estava ainda por estudar em atletas.

Objectivo: este estudo vem então ver a diferença na composição corporal em atletas usando uma dieta cetogênica versus atletas que usam uma dieta alta em hidratos de carbono (dieta ocidental).

Forma do estudo:

Vinte e seis atletas da universidade participaram neste estudo, foram divididos em 2 grupos.

Metade dos atletas fizeram uma dieta muito baixa em hidratos de carbono (5% hidratos de carbono, 75% gordura, 20% proteína) os restantes uma dieta tradicional (55% hidratos de carbono, 25% gordura, 20% proteína).

Todos os atletas treinaram 3 vezes por semana, a gordura corporal e massa muscular foram determinadas por dual xray absorptiometry (DXA), e a massa muscular também foi avaliada por análise ultra-sonografia do quadríceps. Todas as medições foram feitas na semana 0 (inicio) do estudo e na semana 11 (final) do estudo.

Resultados:

A massa magra (músculo) teve um aumento maior no grupo cetogênico (+ 4.3 pounds que é 1.9 kg) comparado com a dieta tradicional ( + 2.2 pounds que é 1 kg) . O ultra sonografia demonstrou um aumento maior no grupo cetogênico em questão de massa muscular (+0.4 inches que é 1  cm) contra o grupo da dieta ocidental que obteve (+0.19 inches que é  0.5 cm).
Finalmente a massa gorda diminuiu mais no grupo cetogênico ( – 2.2 pounds que é 1 kg) contra uma perda de gordura no grupo da dieta tradicional de ( – 1.5 pounds que é 0.68 kg)

Conclusão:

Os resultados indicam que a dieta cetogênica é mais favorável na composição corporal dando melhores resultados na perca de gordura e no ganho de massa muscular melhorando assim a composição corporal do atleta.

 

Deixe uma Resposta