Ligas para os joelhos, usar ou não usar?

Tagged: , , , , , , , ,

Já devem ter reparado no culturista lá do ginásio ou do powerlifter que usa ligas/fitas para proteger os joelhos durante um agachamento pesado para prevenir desgaste ou stress desnecessário nos joelhos durante o exercício. Porem aparentemente estudos recentes dizem que estas ligas ou fitas podem fazer o efeito contrario.

knee_wrap_bodybuilder

Pesquisadores em Inglaterra perguntaram a um grupo de powerlifters para colocar ligas nos joelhos e fazerem agachamento a 80% do seu peso máximo, a outro grupo pediram para fazer o mesmo mas sem as ligas… Tudo isto para descobrir o efeito das ligas durante o agachamento e foi o que descobriram..what-all-squaters-need-to-know-article-5

O uso de ligas nos joelhos modifica grandemente a criação de força na parte descendente do exercício, o estudo revela que o uso de ligas provoca um uso menor dos ligamentos mesmo causando uma flexão igual ou menor do joelho. o que significa isto?

gary3cbig

Significa que as ligas para o joelho criam uma vantagem biomecânica criando um acumular de força durante a parte negativa/descendente do exercício que é libertada na parte positiva do exercício, ou seja quando vimos para cima no agachamento. Pensem no exemplo de uma mola que quando é pressionada cria energia que depois quando solta faz força para cima usando esta força acumulada quando a empurramos para baixo. Isto no agachamento pode criar uma leve mudança de postura quando usamos ligas nos joelhos para tentarmos “aproveitar” essa força criada e pode comprometer ou estimular menos o desenvolvimento da força e massa muscular nos membros inferiores.

wide_squat_0

Como tal as ligas para o joelho devem ser evitadas quando o objectivo é o desenvolvimento das pernas, mesmo o uso constante cria uma ajuda para os joelhos que faz com que os mesmo não desenvolvam os ligamentos e articulações o suficiente para usar o peso que se esta a usar no agachamento. Deve usar as ligas mesmo só quando está muito perto do peso máximo que consegue no agachamento como precaução, ou talvez em caso de leve lesão para que consiga treinar as pernas com menos stress nos joelhos.

Zamst-ZK-7------------------------------------3_1

Como tem sido a sua experiência com o uso de ligas nos joelhos? Usa as?

Deixe uma Resposta