Principais erros no treino de um culturista

Tagged: , ,

1. Pesos Pesados
Talvez um dos erros mais habituais entre os atletas, mesmo entre atletas com um nível de treino mais elevado. De vez em quando um atleta exagera nas suas capacidades talvez na tentativa de impressionar algum amigo ou até outro atleta. Deve evitar usar pesos demasiadamente pesados, aumentam o risco de lesões graves especialmente quando o atleta se descuida na técnica para tentar levantar o peso que não tem capacidade para o fazer.

2. Falta de Higiene
O ginásio é frequentado por centenas de pessoas, onde a maioria soa e deixa fluidos no equipamento do ginásio, tudo isso faz do ginásio o local ideal para os germes.
Gostaria de se sentar sobre o suor de outra pessoa e apanhar uma infecção? Penso que não. É importante ter o máximo de higiene possível o que é facilmente atingível:
1. Já deve ter ouvido isto mil vezes, lave as mãos após usar os balneários
2. Use roupa lavada no ginásio
3. Leve uma toalha para o ginásio e use no equipamento
4. Após usar algum equipamento se o tiver suado limpe, normalmente os ginásio tem toalhetes para isso

3. Arrume os alteres e os discos
É um erro comum a muitos culturistas, muito atletas não arrumam os se esquecem de arrumar o material de ginásio usado. Deve arrumar por diversas razões desde respeito pelo ginásio, segurança no ginásio e decerto que não gostava de antes de treinar ter de remover todos os pesos que os outros usaram para poder fazer o seu treino.

4. Demasiada comunicação no ginásio
É claro que o ginásio é um local de treino assim como de comunicação, mas não deixe que a comunicação seja demasiado longa e retire intensidade ou concentração ao seu treino. É muito habitual ver especialmente iniciados terem longas conversas entre séries no ginásio, isto não só lhe prejudica o treino como se torna uma falta de respeito por aqueles que estão no ginásio para treinar e se querem concentrar no seu treino, para além disso faz com que ocupem o equipamento do ginásio muito mais tempo que o necessário.

5. Não trancarem os pesos
Muitas barras tem tendência para deixar o peso escorregar para o lado, isto pode ser perigoso se a meio do seu exercício um dos pesos sai. Imagine no supino ou no agachamento se 20kg saem de um dos lados o que lhe poderá acontecer.

6. Mais nem sempre é melhor
Mais peso, mais séries, mais exercício… PARE! Mais nem sempre é melhor.
Você não vai conseguir aumentar o peso que você levanta todas as semanas, terá de jogar com outros factores como tempo de descanso repetições etc. Não tente tornar sempre o seu treino mais pesado e longo, tente sempre torna-lo mais eficaz e intenso, tente sempre bater as suas barreiras mas mantendo sempre o treino dentro de um tempo não excessivo e sempre com boa forma nos exercícios, se você aumentar sempre o peso e duração do treino não acabar por entrar em OVERTRAINING.

7. Treinar de forma incorrecta
Fazer os exercícios de forma incorrecta não so lhe trará menores resultados como também aumenta a possibilidade de lesão. Isto aplica-se a todos os exercícios mas principalmente aos básicos como por exemplo o agachamento, exercício onde muitas vezes vemos os atletas a fazer um terço ou menos do movimento, lembre-se quando melhor o movimento melhores os resultados. Meio exercício, meio resultado.

8. Não haver balanço entre o cardio e o treino muscular
Muitas vezes vemos mulheres passarem horas a fim no cardio e treinando de forma pobre a parte muscular, já os homens muitas vezes se concentram apenas em exercícios de força e não treinam a parte cardio vascular.
Mulheres, não terão um corpo com formas bonitas e redondas se não tiverem o mínimo de treino muscular, para além disso fazer cardio durante horas todos os dias não só lhe vai queimar a gordura como o músculo.
Homens, é importante treinar o músculo mais importante do corpo humano, o coração, o treino de cardio não significa que vá perder massa muscular, pode até ajudar na construção da mesma.

9. Não planear
É muito comum especialmente iniciados não planearem o seu treino ou dieta, deve saber de antecedência o que vai fazer no ginásio assim como o que vai comer ao longo do dia, o ideal seria manter algum tipo de registo para que possa comparar em que alturas teve a melhor evolução e em que alturas não teve qualquer evolução para que possa assim perceber o que funciona ou não consigo.

10. Considerar a nutrição menos importante
Este é talvez o pior de todos os erros, você pode fazer os treinos que quiser, contratar o melhor treinador do mundo e usar todos os químicos que desejar, sem a parte nutricional você nunca conseguira atingir os seus objectivos.

One Comment

  1. Paulo Tiago

    Boas.
    Frequento ginasio há cerca de 12 anos, com alguns intervalos pelo meio devido a lesões, mas desde a ultima vez que voltei já faz 3 anos, e o meu problema é o seguinte.
    Tenho uma genetica muito complicada, e é-me muito complicado ganhar tamanho, no inicio do ano fiz o meu primeiro ciclo, enatato de testoesterona + clembuterol, ganhei quase 10kg (muita retenção) mas o corpo começou a combater o excesso de testoesterona e a produzir estrogénio e perdi quase tudo mal acabei o ciclo, Faço dietas e alimento-me corretamente, a força que tenho não se reflete no tamanho, faço cardio todos os dias e crossfit ao fim de semana, treino duro 4 dias por semana, qual sera a melhor solução para mim, pois a barriga teima em não dasaparecer.
    Estou pensando em fazer outro ciclo de dianabol + anavar o que acham? Sera a melhor solução?

    Reply

Deixe uma Resposta