Pesos livres ou máquinas de ginásio, o que usar?

Tagged: , , ,

Uma das questões que mais culturistas apresentam duvidas, o que é melhor pesos livres ou máquinas de ginásio, veja este artigo, perceba os dois e saiba como os aplicar na sua rotina de treino.

Pesos Livres

Quando treina com pesos livres o seu corpo não está com os movimentos limitados, isso permite consistência no treino muscular. Pesos livres são mais eficazes para aumento da força muscular e do seu tamanho, quando os usa o corpo tem de usar não apenas o músculo desejado mas em muitas vezes músculos ligados ao equilíbrio e a estabilidade do músculo fazendo assim que todo o grupo muscular seja trabalhado com maior eficácia.

A eficiência dos pesos livres está mais que comprovada pelo tempo, todos os atletas numa altura ou outra da sua carreira os usaram mesmo atletas não culturistas.

Maquinas de ginásio

As máquinas usadas no ginásio podem sem duvida servir para isolar o músculo, também há muitos exercícios que só são possíveis de fazer de forma confortável em maquinas de ginásio como os leg curls, extensões para quadriceps as puxadas altas para as costas etc.

Ao treinar em maquinas é mais fácil não ter de perceber toda a técnica por trás do exercício e em alguns casos torna-se até mais seguro treinar e não se lesionar, muito equipamento de ginásio é também pensado para retirar pressão da zona lombar o que pode ser muito útil a muitas pessoas que sofrem das costas.

Em balanço

Não ha uma formula mágica ou apenas uma forma de treinar, um treino deve incluir ambos os tipos de movimentos, os peses livres são claramente melhor para treinar de forma mais agressiva um músculo muscular, não treinando apenas o músculo mas os músculos de estabilizadores, já as maquinas podem oferecer um isolamento único.

Tente usar tanto pesos livres como maquinas no seu treino se possível começando pelos pesos livres e depois as máquinas a fim de retirar aquelas ultimas repetições o mais isoladas passiveis e com a maior segurança que conseguir.

Deixe uma Resposta