Entrevista a Mauro Ribeiro

Tagged: , ,

O que nos pode dizer acerca da sua pessoa? Tendo em conta que há pessoas aqui que podem não o conhecer bem, pode-nos falar um pouco de si?

Bem sou uma pessoa muito batalhadora gosto de desafios, não viro a cara ao trabalho persistente e detesto injustiças.

Qual a sua profissão/actividade profissional?

Eu sou vendedor de automóveis na Citroen de Aveiro.

Porque começou a praticar musculação e quais foram as influências que o levaram a escolher este desporto?

Bem este desporto apareceu na minha vida porque não dava para conciliar o kick com a minha profissão, então como já fazia uns pezinhos continuei ate agora e já lá vão 17 anos de treino, durante os anos o gosto foi crescendo e a dedicação aumentando.

Pratica outro desporto? Qual?

Não, neste momento e já a alguns anos só culturismo 100%.

Qual o seu ídolo/s ou pessoa/s com que mais se identifica neste desporto?

Gosto de muitos culturistas mas os que eu gosto mais é o Flex Wheeler, Phil heath o MRo JAy Cutler , Ronnie Coleman e o Dorian Yates. Nacionais o Sérgio Cruz , João Caneco, Jorge Break, Pedro  Montijo, entre outros…

Tem o apoio dos seus familiares e amigos?

Tenho o apoio da minha família e dos poucos amigos verdadeiros que tenho principalmente do ginásio Rómulo Gym no Porto o meu treinador o Srº Rómulo.

Como reagiram quando se envolveu na musculação?

Bem esta pergunta ate parece que a musculação é algo ilícito mas não; é um desporto como outro qualquer e as pessoas como deve de ser lógico só tem de aceitar, pois o desporto não é só futebol. Eu acho que as pessoas são livres de darem o rumo que querem as suas vidas.

E mais tarde quando se envolveu mais a sério e começou a competir?

A competição em Portugal é um pouco ingrata não há apoios é tudo pago pelos atletas já se gastam muitos euros por mês principalmente em alimentação e suplementação ate eu me questiono se vale a pena competir nestas condições! No fundo é só pelo amor ao desporto e pelo nosso ego… mas “Tudo Vale a pena quando a alma não é pequena…”

Para os que não acompanharam a sua carreira competitiva, em quantas competições já participou e que classificação obteve?

Não entrei em muitas, mas a melhor classificação foi 2º lugares no campeonato nacional de iniciados e no regional norte este ano 3º lugar no nacional da wabba e 3º na taça de Portugal da ifbb, o pior foi 7º no open da wabba 1 semana antes da taça de Portugal este ano.

Já participou em competições internacionais, se sim, o que nos pode contar acerca dessa experiência?

Ainda não estamos a pensar em participar a titulo individual sempre a representar o Rómulo Gym,  vamos ver como corre a preparação deste ano só depois se vê, agora para representar Portugal só se não tiver de pagar para lá estar acho o cumulo os atletas pagarem a preparação e depois ainda pagarem as viagens e estadias para representar uma federação…  assim não obrigado.

Está a ponderar participar em alguma competição em breve? Qual?

Não, este ano não estou a pensar subir aos palcos, quero trabalhar forte para melhorar os meus pontos fracos. Não gosto de aparecer sempre = todos os anos embora tenha melhorado muito este ano graças a ajuda do meu novo treinador o Sr. Rómulo o Sr. Culturismo como  alguém o gosta de chamar com todo o mérito. Desde já agradeço aqui publicamente toda a ajuda  e dedicação dada a mim por ele, muito obrigado Rómulo .

O que considera que se valoriza mais nos dias de hoje? Quantidade de massa muscular, simetria ou definição?

Eu acho que nos dias de hoje em Portugal só olham a definição muscular. Mas no meu entender o culturismo ou bodybuilding  é o maior tamanho muscular  com definição. A simetria em Portugal é relativa e um atleta muito definido mas sem tamanho muscular deveria entrar no body fitness não no culturismo secar secamos todos agora secar com tamanho muscular já não é bem assim.

Como culturista, alguma vez se sentiu prejudicado em termos de classificação?

Como culturista sim já e tenho a opinião que todos os juízes deveriam competir para saber o esforço que os atletas fazem para estar em cima do palco e ajuizarem melhor.

Se pudesse mudar alguns aspectos do culturismo nacional, quais seriam?

Mudava o formato de algumas provas e alguns critérios que levam a duvidar de algumas classificações.

Que objectivos tem para o futuro, tanto no plano pessoal como profissional? Estudos talvez?

Os objectivos para o futuro vão sempre sendo alterados consoante o tempo vai passando, mas a nível profissional espero sempre vender muito (Citroen) para poder financiar o meu desporto e dar uma vida confortável a minha família.

Quais as características que, na sua opinião um bom competidor tem de possuir?

Tem de ser muito dedicado, tem de viver este desporto 24horas por dia, ser humilde, persistente, guerreiro e muito exigente com ele próprio .

 

Quando se prepara para competir, que tipo de dieta utiliza?

Muitas, até hoje nunca usei a mesma cada um è como cada qual, temos de adaptar as dietas ao nosso organismo o que resulta comigo pode não resultar com outra pessoa temos de nos conhecer muito bem.

E fora das competições, em “off-season”?

Em off muitos hidratos, muita proteína, muitas refeições é tudo muito para ter o máximo de volume possível, ou seja muito volume, etc…

Quais os alimentos “proibidos” de que mais gosta?

Em off podemos sempre dar as ditas facadinhas ninguém é de ferro nem leva a mal em competição tudo o que uma pessoa normal come esqueçam porque um culturista não pode comer por exemplo doces, e é o que mais gosto.

E quais são os que menos gosta?

Peixe. Só robalo e salmão è que se safam.

Utiliza suplementos? Quais?

Neste momento só Vitaminas e proteína.

Pode-nos dizer qual o tipo de regime de treino que prefere usar ou que segue actualmente?

Neste momento não sigo nada em concreto porque acabei de competir no dia 27 de Novembro e Dezembro é aquele mês ….

Qual o grupo muscular que mais gosta de treinar, e qual o exercício que mais gosta de executar?

Eu gosto de treinar todos os grupos musculares mas o que me anda a dar mais gozo de treinar agora são as pernas,  gosto de fazer extensões e prensa, detesto fazer bíceps.

Modifica o seu esquema de treino antes de uma competição?

Claro que sim, modifico várias vezes por ano.

Como prefere realizar os seus treinos, com pesos livres ou máquinas?

Temos de usar as 2 coisas mas utilizo mais pesos livres.

Qual é para si o aspecto mais duro e difícil de ultrapassar na preparação para as competições?

É mesmo a privação de tudo, em relação a dieta claro e dependendo da dieta de competição que tenha a falta da água que ultimamente já não é problema porque quase não me privo da mesma .

Tem outros passatempos para além da musculação? Quais?

Sim, viajar com a minha família.

Como vê o desporto do culturismo de hoje em dia, mudou algo desde os primeiros dias em que começou a praticar musculação?

Acho que mudou pouco, acho que agora esta a ser mais divulgado e ainda bem, de resto esta na mesma.

Tem alguma sugestão ou dica que queira transmitir aos leitores deste site/fórum que procuram obter sucesso no culturismo, ou desenvolver um físico de culturista?

Só a dedicação tem de ser total ao desporto e serem determinados e persistente e os resultados acabam por aparecer.

Penso que podemos ficar por aqui, deseja dizer algo mais ou agradecer a alguém em especial?

Sim mais uma vez quero agradecer a todos os que me apoiam e ao meu treinador Rómulo que muito me tem ajudado a eles o meu muito obrigado.

Abaixo poderão visualizar uma galeria de imagens e um vídeo do atleta.

[jwplayer config=’myplayer’ file=’http://www.tugagym.info/wp-content/videos/14.mp4′ image=’http://tugagym.info/wp-content/uploads/2012/07/mauro.jpg’]
 




Deixe uma Resposta